top of page
Search

STRESS PÓS-TRAUMÁTICO

Writer's picture: psycodiaryfilespsycodiaryfiles

Updated: May 6, 2024

Stress pós traumático é o resultado de eventos (que podem acontecer apenas uma vez, ou inúmeras vezes) como um acidente, a morte de um familiar, uma agressão física ou sexual, guerra ou um ataque terrorista, que marcam indivíduos durante anos, perturbando a sua vida. Trauma, pode então ser definido como uma situação em que uma pessoa se sente desconfortável ou em que teme pela sua própria segurança, ou a de outros. Esta doença pode ser desenvolvida com qualquer idade, sendo que estudos demonstram que uma em cada 3 crianças passam por algo traumático antes dos 18 anos, ou seja têm tendência para desenvolver stress pós traumático.


Os sintomas de PTSD normalmente são vários, mas podem ser divididos em quatro categorias:

  • Pensamentos ou imagens intrusivas que estão relacionadas com o evento traumático (pesadelos ou até flashbacks tão vívidos que levam a vítima a crer que o evento se está a repetir). Estes pensamentos surgem quando se ouve, cheira ou se vê algo que nos lembra do trauma por que passámos, e por isso são sempre inesperados;

  • Evitar memórias do evento, levando a que o cérbero por vezes apague por completo certas informações;

  • Sentimentos e pensamentos negativos, tais como fúria ou medo;

  • Sintomas reativos, como irritabilidade ou dificuldades em dormir e em concentrar-se e estar sempre atento à possibilidade de perigo.

No entanto, nem todos os doentes sofrem destes sintomas com a mesma intensidade nem com a mesma extensão.


Quando alguém experiencia trauma, pode levar a que essa pessoa se sinta que não pode confiar em ninguém, levando que essa pessoa se isole e acabe por perder interesse nas coisas que costumava fazer ou gostar.

38 views0 comments

Yorumlar


bottom of page