top of page
Search

A Prisão de Standford

Writer's picture: psycodiaryfilespsycodiaryfiles

Updated: May 6, 2024

O enredo do filme “Experiência da Prisão de Standford” relata a história de uma simulação de uma prisão, com pessoas que se voluntariaram para cumprir ou papel de guardas ou de prisioneiros. Deste modo, esta testagem levada a cabo por um psicólogo e professor universitário, Philip Zimbardo, tinha como objetivo estudar os efeitos psicológicos que a vida na prisão tem na mente humana.


Na nossa perspetiva fundamentada, a experiência fracassou em termos éticos, mas em termos informativos foi bem-sucedida. Consideramos que a experiência fracassou eticamente, uma vez que o contrato estabelecido foi inúmeras vezes desrespeitado/ esquecido, acabando por violar os direitos humanos dos estudantes envolvidos. Por outro lado, também podemos considerar a experiência um êxito, sendo que demonstrou, de facto, como é realmente a vida na prisão, mesmo que os jovens envolvidos não sejam efetivamente criminosos. Esta simulação demonstrou a pressão mental, que os guardas exercem sobre prisioneiros, que mais tarde os leva à adoção de comportamentos agressivos ou irracionais, que não são atitudes habituais e que tomariam de consciência plena.

Todos os envolvidos são responsáveis pelo desenrolar da experiência.

Em primeiro lugar, os psicólogos são responsáveis, porque apesar do objetivo da experiência, estes não estavam a ter em conta a dignidade humana de todos os envolvidos, não intervindo mais cedo.

Em segundo lugar, os guardas também são considerados responsáveis, uma vez que apesar de não terem quaisquer características diferentes dos prisioneiros, estes abusaram do poder que lhes foi concedido.

Por último, os prisioneiros também são culpados, uma vez que foram os primeiros a recorrer à violência, infringindo o contrato efetuado entre os voluntários e os psicólogos.

Por fim, apesar dos limites éticos que foram transpostos, verificamos que este tipo de experiências, acabam por ser fundamentais no desenvolvimento do conhecimento que temos sobre o cérbero humano, as suas reações e os seus comportamentos. Simulações como esta, proporcionam o crescimento da psicologia, uma vez que conseguimos ver as diferentes atitudes que tomamos, nas distintas situações que enfrentamos no nosso quotidiano. Desta forma, contribuindo assim, para o desenvolvimento do estímulo resposta, demonstrando o quão manipulável o ser humano pode ser.

90 views0 comments

Recent Posts

See All
Emoção

Emoção

Comments


bottom of page